quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

AÍ VOU EU!

Tchantchanran! Hoje vamos inaugurar a sessão de dica de viagens do Divã! “AÍ VOU EU!” é o nome dela e o lugar escolhido de hoje é pra lá de especial! Para não parecer uma escolha pessoal vou fazer minhas as palavras do jornal The New York Times: "Jericoacoara é um dos tesouros escondidos do planeta”. Ainda assim não ficou convencida dessa maravilha?! E se eu disser que o Jornal Washington Post classificou o lugar como uma das 10 praias mais bonitas do mundo?! Acho que não preciso dizer mais nada neh?! E aí vc me pergunta: onde fica isso?! Não... não estamos falando de Maldivas, Taiti e nem do sul da França! Sim! O paraíso é aqui pode acreditar: Jericoacoara – Ceará – Brasil!


Jeri, para os íntimos, é um lugar único! A começar pela forma de chegar até lá! Se vc quer tirar férias de verdade o lugar é aqui! Pela primeira vez na vida consegui tirar férias do salto-alto! Acreditem! Jericoacora não tem asfalto e o meio de transporte é jipe ou carros com tração 4x4. Passear pela pequena vila é como andar na beira do mar. Salto nem pensar! Portanto sua coleção de havaianas lhe será muito útil em Jeri! Sair para jantar de havaianas nos pés nunca foi tão normal! Aqui (literalmente!) vc vai colocar o burro na sombra e dependurar as chuteiras! Desfaça-se de todos os conceitos de praia. Jeri é diferente de tudo o que vc já viu!

Dentre as particularidades dessa praia paradisíaca está a forma de chegar até lá! Primeiro é necessário pegar um ônibos de Fortaleza para Jijoca, um trajeto que dura por volta de 4 horas. Chegando em Jijoca é hora de fazer baldeação para uma jardineira ou "pau de arara" tracionado (como os próprios nativos se referem ao transporte!) para a tão sonhada Jericoacoara. O trajeto dura em média 45 minutos, é cheio de aventuras e o meio de transporte pouco desconfortável, mas vale muito a pena!!

Transporte utilizado no trajeto Jijoca-Jericoacoara

A estrada passa por pequenos vilarejos, em belíssimas e tranquilas praias e lagoas azuis! E, se você preferir um transporte mais confortável poderá alugar uma Hilux 4x4 em Fortaleza mas terá que pagar a mais por isso!

Chegando em Jeri recomendo a hospedagem no Hotel Mosquito Blue. Um charmoso hotel de frente para o mar onde o café da manhã é servido nas mesas à beira-mar! 

    Piscina - Hotel Mosquito Blue

Restaurante - Hotel Mosquito Blue

Mas se você gosta de badalação nem pense em ir para Jeri! A cidade conta com uma boate (Planeta Jeri), um barzinho badalado (Sky) e uma casa de dança onde o forró é a grande atração (Casa do Forró). De acordo com os nativos as baladas só esquentam às 2 da manhã. Não consegui esperar pra ver! Não arriscaria perder os dias de sol para repor as energias de uma balada! rsrsrrs...

Os restaurantes são especializados em peixe e pouquíssimos fazem bons pratos de carne! Aprendi a comer Robalo no azeite (Restaurante Carcará) e amei!!! Já li que as lagostas e camarões dalí são uma maravilha a parte! Mas para quem não gosta de frutos do mar o Robalo vai muito bem! Afinal, ele é aquele peixe que não tem gosto de peixe! Se é que vc me entende!! Rsrsrs... Nem pense em restaurantes modernos e requintados... lá tudo é bem rústico e os restaurantes costumam ser na varanda das casas dos nativos!

O restaurante que eu achei um pouco mais profissional, bonito e que serve pratos mais elaborados (massas, carnes e peixes) é o Leonardo da Vinci! Ele foi o vencedor do primeiro festival gastronômico “Jeri Sabor” e também eleito pelo Guia Quatro Rodas como o melhor restaurante de Jeri. Num ambiente delicado e cheio de charme é possível experimentar pratos típicos da cozinha mediterrânea elaborados artesanalmente como o Tagliatelle al Nero de Seppia, um dos mais procurados, além de uma extensa carta de vinhos e champagnes de marcas reconhecidas como o famoso Sassicaia, Solaia ou Brunello di Montalcino.







   Restaurante Leonardo Da Vinci
              Cozinha Mediterrânea 

 

Outra particularidade de Jeri é a padaria Santo AntônioEla só funciona das 2 às 6 da manhã! Se você pegar uma balada em Jeri esse é o lugar ideal para matar a fome de madrugada!! Caso contrário vale a pena dar uma gorjeta para menssageiro do hotel ir buscar o delicioso pão recheado de chocolate (ou de banana!)!! rsrsrsrs...

                            

Durante o dia a cidade oferece vários passeios de bugue como o que leva até Tatajuba (cidade soterrada por uma duna), cruzando mangues, o Rio Gurú e praias desertas até alcançar as águas transparentes da Lagoa Torta. Um passeio lindíssimo que a todo momento revela paisagens belíssimas, daquelas que você um dia achou que só encontraria nos livros! Outro passeio recomendado pelos nativos de Jeri é a caminhada ecológica que leva até a Pedra Furada: um espetáculo da natureza que merece ser visto de perto!

Pedra Furada - Jericoacoara

No final da tarde todos sobem para o topo da duna de 30 metros de altura para ver o sol se por no mar! Mais um espetáculo da natureza que você não pode perder!!


E aí você me pergunta: Por que os jornais americanos falam tão bem de Jericoacoara e tantos brasileiros nem se quer já ouviram falar?! Sinceramente não saberia responder a essa pergunta!!! Só posso dizer que Jeri é um paraíso esquecido, que (talvez pelo difícil acesso) ainda consegue manter intactas algumas maravilhas da natureza! Ah! Não poderia me esquecer de falar do mar mais gostoso, limpo e quentinho que já vi! Só de pensar já me dá vontade de voltar pra lá!

Infelizmente, tive um problema com o cartão da minha máquina e perdi todas as minhas fotos de Jeri! Escolhi as fotos da internet que melhor reproduziram as paisagens que vi por lá!

Hotel Mosquito Blue - http://www.mosquitoblue.com.br/

Espero que gostem!

Bjos!
Ellen Perez

13 comentários:

scheila souza disse...

Olá meninas lindas?

Gente,adoro viajar p/o litoral, que lugar lindo esse! Vi uma vez pela tv,no jornal hoje, realmente é paradisíaco, nossa deve ser lindíssimo mesmo deu vontade de ir, vou colocar na minha lista de viagens, muito interessante essa sessão de viagens que vocês estão fazendo,ajuda muito a decidir os lugares p/ onde ir, sem ter surpresas desagradáveis! Parabéns pelo belo blog,ah!deixei um selinho p/vocês alguns dias atrás, mas,não pegaram, eu deixei recadinho aqui, passa lá, seu blog me inspira, matérias super elvolventes!!! Tô seguindo,viu?

Bjocas!

scheila souza
blog:lechics.blogspot.com

july disse...

Oi meninas !
Sou seguidora do blog ,mas gosto de ficar no anonimato e então, não comento muito sobre os assuntos.Mas qdo vi o post não pude deixar de comentar ,pois vcs tocaram no meu ponto fraco q é Jeri ,sou apaixonada por aquele lugar e vou para lá umas 2 ou 3 vezes por ano desde 2006 ,lá é o lugar para renovação ....querendo trocar idéias sobre Jeri é só entrar em contato !
bjs
Juliana do E. Santo
julylondres23@hotmail.co.uk

Mah disse...

Oii!
Primeira vez que comento no blog, e venho diz que adorei. Vi que o divã é quase um "vizinho" meu de cidade (Goiânia - Anápolis), e acho bom encontrar diquinhas de moda de lugares tão próximos.
Parabéns!

Beijos, Mariana

Edna Lima disse...

Oi meninas, excelente a escolha de vcs, eu já estive lá e posso afirmar que é um dos lugares mais bonitos do Brasil, areia branca, praia maravilhosa, mar calmo...realmente tudo de bom. Bjo nas três e feliz Natal e um ano novo cheio de acontecimentos Phabos.

http://domitillafashion.blogspot.com/

Dani Guimarães disse...

Já quero!
Dani Atardebal vai vender viagem até depois deste post kkkk

Bjim,
Dani Guimarães
--------------
Blog Enter Na Moda
http://enternamoda.blogspot.com

Rosânia Freitas disse...

Amei, aqui to seguindo você
beijos

Anônimo disse...

ELLEN QRIDA ,Q DICA MARAVILHOSA! ME DEU VONTADE DE IR MORAR LÁ ,POR UNS TEMPOS.MEU DEUS Q LINNNNNNNNNNNNNNDO O LUGAR .SE DEUS QZER IREI LÁ ESTE ANO .BJOSSSSSSSSSS JANETE CECILIO ODIVÃ É O MAXIMO!

Raquel Trevisi disse...

Passei para dizer um Feliz Natal e um novo ano mais que perfeito.
Beijos, beijos e sucesso!

Raquel Trevisi | Mix Magazine
http://www.raqueltrevisi.com.br/blog/

Karen Costa disse...

Nossa que sonho *----* É um paraíso mesmo esse lugar! Já entrou na minha lista de viagem dos sonhos rsrs!
seguindo, seu blog é um máximo! amei!
Beijos!

http://oguardaroupadeumafashionista.blogspot.com/

Amanda Freire disse...

Que lugar lindo. Quero conhecer!
http://glamour-feminino.blogspot.com/

Blog Divã da Moda disse...

Oi, meninas! Que bom que vocês gostaram da dica!
Quem já esteve por lá fique a vontade para dar mais dicas de Jeri às nossas leitoras!! Para quem não foi não se esqueçam que o acesso não é tão fácil por isso não é uma viagem tão glamurosa! Mas se você gosta de lugares paradisíacos e tranquilos não deixe de conhecer! Jeri está em um livro de viagens que eu ganhei de presente que se chama: 1.000 lugares para se conhecer antes de morrer! Então... não preciso dizer mais nada! Enjoy it!
Bjos! Ellen Perez

isabela disse...

Olá, não pude deixar de comentar... as minhas primeiras férias foram ano passado, qdo viajei para Fortaleza, e acabei comprando na av. Beira Mar, um pacote de 3 dias para Jeri, troquei o beach park, e foi sem dúvida NENHUMA, a melhor coisa que fiz! Jeri é perfeito, tem um astral, beleza e magia que nunca vi em lugar nenhum! acho q nunca conseguirei superar essa viagem!!! Muito perfeita! Quem puder, faça essa escolha!bjin Isabela

Marisa disse...

Olá pessoal...com orgulho e ainda em estado de graça, digo que acabo de voltar de Jeri hoje. Tudo o que falaram, postaram e descreveram é pouco diante da beleza, simplicidade e poder apaixonante que essa vila possui. Tenho algumas dicas: Comida: Dona Amélia (Rua do Forró), Escondidinho (Rua São Francisco), Baião de Dois(Rua do Forró), Casa de Pedra sorveteria artesanal (Rua Principal). Hospedagem: pesquisei muitas pessoalmente e não encontrei nada mais belo com ótimo preço e um atendimento espetacular: Pousada Nova Era (Rua do Forró). Se tiverem uma chance...vale muito à pena conhecer.
Marisa

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...