Tchantchanran! Hoje vamos inaugurar a sessão de dica de viagens do Divã! “AÍ VOU EU!” é o nome dela e o lugar escolhido de hoje é pra lá de especial! Para não parecer uma escolha pessoal vou fazer minhas as palavras do jornal The New York Times: "Jericoacoara é um dos tesouros escondidos do planeta”. Ainda assim não ficou convencida dessa maravilha?! E se eu disser que o Jornal Washington Post classificou o lugar como uma das 10 praias mais bonitas do mundo?! Acho que não preciso dizer mais nada neh?! E aí vc me pergunta: onde fica isso?! Não... não estamos falando de Maldivas, Taiti e nem do sul da França! Sim! O paraíso é aqui pode acreditar: Jericoacoara – Ceará – Brasil!
Jeri, para os íntimos, é um lugar único! A começar pela forma de chegar até lá! Se vc quer tirar férias de verdade o lugar é aqui! Pela primeira vez na vida consegui tirar férias do salto-alto! Acreditem! Jericoacora não tem asfalto e o meio de transporte é jipe ou carros com tração 4x4. Passear pela pequena vila é como andar na beira do mar. Salto nem pensar! Portanto sua coleção de havaianas lhe será muito útil em Jeri! Sair para jantar de havaianas nos pés nunca foi tão normal! Aqui (literalmente!) vc vai colocar o burro na sombra e dependurar as chuteiras! Desfaça-se de todos os conceitos de praia. Jeri é diferente de tudo o que vc já viu!
Dentre as particularidades dessa praia paradisíaca está a forma de chegar até lá! Primeiro é necessário pegar um ônibos de Fortaleza para Jijoca, um trajeto que dura por volta de 4 horas. Chegando em Jijoca é hora de fazer baldeação para uma jardineira ou "pau de arara" tracionado (como os próprios nativos se referem ao transporte!) para a tão sonhada Jericoacoara. O trajeto dura em média 45 minutos, é cheio de aventuras e o meio de transporte pouco desconfortável, mas vale muito a pena!!
Transporte utilizado no trajeto Jijoca-Jericoacoara
A estrada passa por pequenos vilarejos, em belíssimas e tranquilas praias e lagoas azuis! E, se você preferir um transporte mais confortável poderá alugar uma Hilux 4x4 em Fortaleza mas terá que pagar a mais por isso!
Chegando em Jeri recomendo a hospedagem no Hotel Mosquito Blue. Um charmoso hotel de frente para o mar onde o café da manhã é servido nas mesas à beira-mar!
Piscina - Hotel Mosquito Blue
Restaurante - Hotel Mosquito Blue
Mas se você gosta de badalação nem pense em ir para Jeri! A cidade conta com uma boate (Planeta Jeri), um barzinho badalado (Sky) e uma casa de dança onde o forró é a grande atração (Casa do Forró). De acordo com os nativos as baladas só esquentam às 2 da manhã. Não consegui esperar pra ver! Não arriscaria perder os dias de sol para repor as energias de uma balada! rsrsrrs...
Os restaurantes são especializados em peixe e pouquíssimos fazem bons pratos de carne! Aprendi a comer Robalo no azeite (Restaurante Carcará) e amei!!! Já li que as lagostas e camarões dalí são uma maravilha a parte! Mas para quem não gosta de frutos do mar o Robalo vai muito bem! Afinal, ele é aquele peixe que não tem gosto de peixe! Se é que vc me entende!! Rsrsrs... Nem pense em restaurantes modernos e requintados... lá tudo é bem rústico e os restaurantes costumam ser na varanda das casas dos nativos!
O restaurante que eu achei um pouco mais profissional, bonito e que serve pratos mais elaborados (massas, carnes e peixes) é o Leonardo da Vinci! Ele foi o vencedor do primeiro festival gastronômico “Jeri Sabor” e também eleito pelo Guia Quatro Rodas como o melhor restaurante de Jeri. Num ambiente delicado e cheio de charme é possível experimentar pratos típicos da cozinha mediterrânea elaborados artesanalmente como o Tagliatelle al Nero de Seppia, um dos mais procurados, além de uma extensa carta de vinhos e champagnes de marcas reconhecidas como o famoso Sassicaia, Solaia ou Brunello di Montalcino.
Restaurante Leonardo Da Vinci
Cozinha Mediterrânea
Outra particularidade de Jeri é a padaria Santo Antônio! Ela só funciona das 2 às 6 da manhã! Se você pegar uma balada em Jeri esse é o lugar ideal para matar a fome de madrugada!! Caso contrário vale a pena dar uma gorjeta para menssageiro do hotel ir buscar o delicioso pão recheado de chocolate (ou de banana!)!! rsrsrsrs...
Durante o dia a cidade oferece vários passeios de bugue como o que leva até Tatajuba (cidade soterrada por uma duna), cruzando mangues, o Rio Gurú e praias desertas até alcançar as águas transparentes da Lagoa Torta. Um passeio lindíssimo que a todo momento revela paisagens belíssimas, daquelas que você um dia achou que só encontraria nos livros! Outro passeio recomendado pelos nativos de Jeri é a caminhada ecológica que leva até a Pedra Furada: um espetáculo da natureza que merece ser visto de perto!
Pedra Furada - Jericoacoara
No final da tarde todos sobem para o topo da duna de 30 metros de altura para ver o sol se por no mar! Mais um espetáculo da natureza que você não pode perder!!
E aí você me pergunta: Por que os jornais americanos falam tão bem de Jericoacoara e tantos brasileiros nem se quer já ouviram falar?! Sinceramente não saberia responder a essa pergunta!!! Só posso dizer que Jeri é um paraíso esquecido, que (talvez pelo difícil acesso) ainda consegue manter intactas algumas maravilhas da natureza! Ah! Não poderia me esquecer de falar do mar mais gostoso, limpo e quentinho que já vi! Só de pensar já me dá vontade de voltar pra lá!
Infelizmente, tive um problema com o cartão da minha máquina e perdi todas as minhas fotos de Jeri! Escolhi as fotos da internet que melhor reproduziram as paisagens que vi por lá!
Hotel Mosquito Blue - http://www.mosquitoblue.com.br/
Espero que gostem!
Bjos!
Ellen Perez